Caro leitor. Após termos identificado a necessidade de diminuir nossas despesas fixas e zerar as variáveis, deparamo-nos com a importância da captação de toda e qualquer informação que possa chegar até nós, indiferente da natureza, ou que ainda não está acessível.
Tais informações nos mostrarão qual caminho devemos seguir, pois é através delas que saberemos das notícias mais atualizadas sobre as oportunidades de trabalho e quais os critérios avaliativos e/ou exigências feitas pelas empresas empregadoras.
Parece simples e óbvio tal passo, mas o intuito agora é apresentar que as informações não estão somente nos classificados de empregos trazidos pelos jornais ou agências do trabalhador. Elas estão em toda e qualquer parte e mais de 90% são desprezadas pelos nossos olhos e ouvidos, diariamente.
Não podemos perder oportunidades trazidas por outros jornais que ainda não lemos. Isso também acontece com revistas, cadernos, livros, e-mails, malas-diretas, panfletos, outdoors, cartazes, etc. Não seja preguiçoso. Leia o máximo que puder.
As informações também estão circulando-o de maneira informal através de uma conversa com alguém ou de outro com uma terceira pessoa e que você apenas ouve. Busque interagir e participar das conversas que acontecerem ao seu redor. Promova o seu network e assim te notarão e compartilharão as informações contigo. Quem sabe é um desconhecido que te indicará uma oportunidade de emprego.
A partir de agora saia da sua casa às 7 h e volte às 22 h se for preciso, pois agora você está trabalhando para você mesmo (você é o seu patrão) e não aceite nada além do seu máximo nesse seu novo trabalho de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.
Faça visitas todos os dias para todas as pessoas que conseguir. Não visite apenas os possíveis empregadores que você considera potenciais. Retome suas antigas amizades e conquistes novas. Tais visitas aumentarão a sua captação de informação sobre o mercado.
Atribua uma meta diária. Exemplo: visitarei no mínimo 30 pessoas por dia. Logo, no mês que tem 21 dias úteis atingirá 630 pessoas que saberão onde está e qual é o seu projeto de trabalho. Digo projeto, pois não podemos nos apresentar como famintos por emprego, mas como profissionais que estão buscando uma oportunidade em determinada área.
Esse é o momento de estender ao máximo o nosso campo de atuação, participando de todos os eventos possíveis, retomando contatos, fomentando novos, acreditando no seu potencial de empreendedor, construindo uma oportunidade para si e não se conformando em apenas entregar 10 currículos por dia às empresas que considera boas para se trabalhar. E assim voltar para a sua casa com o desânimo estampado no rosto e a incerteza de acordar vivo amanhã.
Lembre-se de uma coisa: é nesse momento que o seu talento aparecerá. Se você for um bom vendedor, venderá a sua imagem e idéia para trabalhar na empresa. Se você for um bom estrategista, promoverá a oportunidade, etc. É agora que a sua experiência e formação acadêmica precisarão ser colocadas a favor da sua empresa (você mesmo).
Por fim, tenha em mente que você não precisa estar empregado para exercer as suas habilidades profissionais e o momento é este. Prove para você mesmo a sua capacidade de promover oportunidades de trabalho.
JR MIQUELIN Graduado
Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br
JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 15, pág. 03. OUT 14, 2009.