/ Artigos

10 ATITUDES PARA MELHORAR SUA RENDA. 5 Apresente um novo projeto.

O Projeto está sendo apresentado, há anos, como “a bola da vez” no mundo corporativo, onde, atualmente, poucos o praticam e na maioria das vezes esses são representados pelas grandes companhias. Além disso, esses se baseiam no Guia PMBOK - Project Management Body of Knowledge, elaborado pela PMI - Project Management Institute, desde 1983, o qual é amplamente reconhecido como boa prática na maioria dos projetos na maior parte do tempo, descrito por si mesmo. Porém, não precisamos fazer uma MBA em Gerenciamento de Projetos para oferecer a empresa onde estamos trabalhando um novo projeto, tal como: um novo produto, atendimento em uma nova região, melhorias na linha fabril, readequação no quadro funcional, automação no sistema de gestão, entre outros.

É claro que quanto maior for a nossa capacidade projetista, melhor será o resultado que conquistaremos, mas como tais habilidades são morosas para se conquistar, podemos preencher um pouco deste vazio com a nossa ousadia ponderada. Digo isso, pois temos que usar de oportunismo, saindo do nosso círculo de segurança e lançando-nos em um novo desafio, mas levando em consideração que não podemos perder tempo e dinheiro com uma idéia mal elaborada.

Como vimos no primeiro capítulo desta série – tenha a certeza de que está no lugar certo -, as empresas são focadas em resultados e diante dos nossos elas nos remuneram. Logo, é oportuno direcionar nossos novos projetos para obter rentabilidade ou diminuir os custos fixos ou variáveis. Assim, o empregador olhá-lo-á com bons olhos, pois além de você se pagar com os seus resultados, ainda produz maiores para a empresa – simples assim.

 Todavia, a forma mais acessível de se desenvolver um projeto seria seguir o possível termo de abertura descrito abaixo:

  • Introdução e justificativa: descrição da situação que gerou a necessidade do projeto, o motivo pelo qual ele foi iniciado, expectativas para com os resultados do projeto, possíveis soluções, etc.
  • Objetivo do projeto: descrição do escopo do projeto, determinando o que faz parte do mesmo e o que não será entregue/feito no projeto.
  • Entregas: as principais entregas do projeto, descriminadas entre entrega final, serviços, entregas secundárias, produtos, etc.
  • Estimativas iniciais de recursos: financeiros (estimativa de custo do projeto); humanos (estimativas de pessoal necessário para realizar o trabalho esperado para o sucesso do projeto), etc.
  • Cronograma básico do projeto: indicações de início e término das idéias para o projeto, bem como estimativas de entrega dos produtos finais e intermediário do mesmo.
  • Planejamento de comunicação: descrição de como as informações geradas pelo projeto serão distribuídas e armazenadas, bem como que ordem hierárquica será utilizada para o tráfego de dados.

Por fim, você estará promovendo uma nova oportunidade para sua vida ao invés de espera alguma “cair do céu”. Desta forma, você também poderá identificar novas habilidades em áreas que o seu projeto atenderá.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

Livro “Como Melhorar Sua Renda”

                                             Editora Biblioteca 24 x 7

 

JORNAL CORREIO DO VALE, EDIÇÃO 496, ANO 11, PÁG. 14. MAR, 27 2009.

Voltar