/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER ADMITIDO: 5 - O SEU NETWORK DE HOJE PODERÁ VIRAR POSSÍVEIS VENDAS E PARCERIAS FUTURAS.

Caro leitor. Até o momento, entendemos que é preciso reduzir nossas despesas fixas e zerar as variáveis, aumentar a nossa captação de informações, verificar toda e qualquer oportunidade que nos é apresentada ou identificada por nós, e visar oportunidades apresentadas nos concursos públicos. Logo, o próximo passo é entender (e praticar) um pouco além do que muitos apresentam como network.

Esse jargão corporativo significa inter-relacionamento (estabelecer uma rede de contatos) e precisa ser trabalhado para aumentar o nosso campo de atuação social e profissional a fim de nos beneficiar futuramente. Mas isso é uma visão limitada dessa ferramenta (sem contar que muitos acreditam que ela sirva somente para a linha profissional).

Vejamos: quem promove algo para apenas se beneficiar não cria uma rede de conexões, mas a restringe na sua própria (ele traz conexões para si). Desta forma, perdem-se oportunidades (e negócios) por não promover o network alheio (de terceiros). Este é um exemplo típico do vendedor que conheceu o comprador e, mesmo não sendo a sua atividade principal, encontrou o fornecedor para o que o vendedor precisava. Por fim, a comissão é o resultado desta intermediação. Simplório este exemplo, não? Vamos tentar outro.

A partir de agora, como estou procurando um trabalho, irei anotar todos os contatos que eu tiver e suas respectivas atividades econômicas. Contudo, criarei a minha rede de contatos para promovê-los posteriormente. De que forma (?), talvez você me pergunte. Digo: se a oportunidade de trabalho que me aparecer for numa cadeia alimentícia, indiferente da minha atuação na empresa, levarei o contato dela para toda a minha rede de contatos que estiver ligada a esta atividade econômica. Assim, poderei abrir parcerias futuras que poderão me trazer as sonhadas promoções no trabalho. Quem sabe eu até largue de ser repositor para me tornar representante comercial já que eu conheço (e demonstrei) muitos compradores desta área e tenho habilidade para vendas.

Melhor, depois de ter anotado todos os meus contatos e suas atividades econômicas, percebi que eu poderia abrir uma fábrica de camisetas diante dos inúmeros lojistas que conheço. Talvez, se eu conseguisse atendê-los (todos) já seria um ótimo negócio!

As habilidades da visão comercial e de ser uma pessoa extrovertida são importantíssimas para trabalhar o network. E as pessoas que possuem tais habilidades conseguem produzir verdadeiros “mares” de oportunidades para todos que estiverem ligados a ela e não somente para ela - se realmente quiserem.

Ora, talvez você consiga uma oportunidade em uma revenda de veículos e a sua carteira de cientes inicial serão os contatos que fez anteriormente.

 

JR MIQUELIN Graduado em Gestão Estratégica de Vendas pela UNOPAR, Gestão de Comércio Exterior pela FACNOPAR, MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro do Grupo Costa Miquelin, Professor Universitário e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 18, pág. 10. NOV 11, 2009.

Voltar