/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER ADMITIDO: 6 - OPTE POR TRABALHOS TEMPORÁRIOS ATÉ ENCONTRAR UMA OPORTUNIDADE MELHOR.

Caro leitor. Reduzimos nossas despesas fixas e zeramos as variáveis, aumentamos a nossa captação de informações, verificamos toda e qualquer oportunidade que nos foi apresentada ou identificada por nós, visamos oportunidades apresentadas nos concursos públicos e agora iremos optar por algum trabalho temporário até aparecer uma oportunidade melhor.

Nessa altura do campeonato, não podemos esbanjar nosso tempo na espera da oportunidade que tanto queremos, pois corremos o risco de entrarmos em uma situação financeira difícil com o término do seguro desemprego. Desta forma, voltamos à primeira ação deste tema que pediu-nos para reduzir nossas despesas fixas e zerar as variáveis, porém, neste momento, faremos de outra maneira: buscaremos a captação de recursos.

A entrada de dinheiro, por menor que seja, evitará preocupações financeiras inoportunas e também nos manterá ativos, o que neste caso é essencial, porque uma mente vazia muitas vezes nos prega peças.

Outro ponto que precisa ser mencionado é que as oportunidades também podem aparecer nos lugares que menos acreditamos. Talvez um trabalho de free lance (temporário e sem vínculo empregatício) pode nos oferecer, posteriormente, um emprego fixo. Às vezes, até mesmo ajudar um parente ou amigo no seu empreendimento pode nos abrir uma porta para tornarmo-nos seu sócio. Em muitos casos, o trabalho de final do ano no comércio, que geralmente está sob o regime de contrato temporário, pode nos dar a efetivação do emprego frente aos nossos resultados.

Também se praticarmos a escolha refinada e continuarmos a recusar oportunidades mais simples do que gostaríamos de ter, podemos nos colocar em uma situação de descrença sobre nosso futuro, dificuldade financeira já citada e talvez até mesmo em depressão.

Assim, temos que manter em nossas mentes que o lugar onde estamos não é tão importante quanto o lugar onde estaremos. Logo, o trabalho temporário serve de capitação de dinheiro, busca por oportunidades ainda não identificadas e mantermo-nos vivos. Digo vivos, pois estaremos com a mente mais tranqüila e ativos no mercado de trabalho.

Ora, até mesmo para a nossa auto-estima é essencial estarmos trabalhando, pois ir e vir sem um rumo certo no dia a dia e sem a segurança de conseguirmos atender nossas necessidades básicas pode acabar, aos poucos, conosco. Ainda mais se formos pais e mães e tivermos que nos deparar com a pergunta feita pelos nossos filhos: “já vai trabalhar?”

Calma, caro leitor. Ainda estamos na sexta ação e se você ainda não conseguiu alguma oportunidade, ainda teremos outras ações que virão nas próximas semanas!

 

JR MIQUELIN Graduado em Gestão Estratégica de Vendas pela UNOPAR, Gestão de Comércio Exterior pela FACNOPAR, MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro do Grupo Costa Miquelin, Professor Universitário e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 19, pág. 07. NOV 18, 2009.

Voltar