/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER ADMITIDO: 8 – PROMOVA UMA PARCERIA

Caro leitor. Já reduzimos as nossas despesas fixas e zeramos as variáveis; aumentamos a nossa captação de informações; verificamos toda e qualquer oportunidade que nos foi apresentada ou identificada por nós; visamos oportunidades apresentadas nos concursos públicos; estamos praticando um pouco além do que muitos apresentam como network; optamos por algum trabalho temporário até aparecer uma oportunidade melhor; e fomentamos oportunidades colocando-nos como voluntários. Agora, iremos provocar alguma oportunidade através da promoção de uma parceria.

As parcerias podem nascer com a mudança de foco para alguma atividade nova. Exemplo: posso aprender uma nova profissão colocando-me como aprendiz (sem remuneração) enquanto aguardo as respostas das entrevistas de trabalho que fiz dias atrás. Assim, o empreendedor ganhará uma mão-de-obra sem custo e te passará o know how (conhecimento) dessa nova profissão. Desta maneira, você pode identificar um novo talento e notar que essa nova profissão pode ser mais interessante para você. Quem sabe você pode ser efetivado nessa empresa ou montar a sua própria.

Outro exemplo deste tipo de parceria é você ter uma habilidade, que ainda precisa ser desenvolvida, e pedir uma oportunidade para prestar serviços sem remuneração para alguma empresa. Igualmente, o empregador terá uma mão-de-obra sem custo e lhe deixará desenvolver as suas habilidades. Isso poderá lhe trazer oportunidades de trabalho nessa empresa como também lhe transformar em um profissional dessa nova área – e o seu currículo melhorará.

Este é o momento de ter uma visão mais ampla e preocupação com a sua capacidade profissional, melhorando suas habilidades e desenvolvendo novas, ao invés de apenas trabalhar por dinheiro. Trabalhe também por conhecimento, pois este vale muito mais do que dinheiro e quem sabe um dia ele seja primordial para a sua promoção em alguma empresa.

Tem muita gente que no passado, e ainda pode haver em alguns países menos favorecidos, trabalhava por comida. Este era o escambo na prestação de serviços, onde se trocava a mão-de-obra por alimento e moradia. Mas hoje é possível fazer o mesmo por conhecimento. E isso deveria de ser feito por todos os profissionais, sendo ativos ou desempregados, pois quanto maior for o nosso conhecimento, haverá mais chances de bons resultados.

Entretanto, conhecimento sem resultados equivale a nada. Todavia, quando alguém lhe oferecer a oportunidade para adquirir novos conhecimentos, se esforce para superar os resultados que estão sendo atingidos por outros profissionais remunerados da área.

Por fim, nem sempre é preciso ter dinheiro para adquirir novos conhecimentos através de cursos profissionalizantes. Às vezes, falta-nos vontade para oferecer nossos serviços no lugar do dinheiro e assim melhorar a nossa capacidade produtiva e até mesmo sermos efetivados depois que mostrarmos um resultado melhor do que o atual empregado.

 

 

JR MIQUELIN Graduado em Gestão Estratégica de Vendas pela UNOPAR, Gestão de Comércio Exterior pela FACNOPAR, MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro do Grupo Costa Miquelin, Professor Universitário e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 21, pág. 06. DEZ 02, 2009.

Voltar