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10 AÇÕES PARA SER ADMITIDO: 9 – OFEREÇA NOVOS PROJETOS AOS POSSÍVEIS FUTUROS PARCEIROS

Caro leitor. Depois de oito etapas vencidas, chegamos àquela que está entre as melhores para conseguir uma oportunidade de emprego ou parceria: oferecer um novo projeto.

As empresas estão e sempre estarão carentes por novas idéias que lhe tragam horizontes promissores, mas são pouquíssimos os profissionais que promovem tal projeto. Felizmente, os raros que o fazem não estão enquadrados entre os superdotados e, baseado nisso, qualquer pessoa pode conseguir.

Para que o projeto seja visto com bons olhos pelo empregador ele deve conter, dentre tantos outros pontos: a comprovação da viabilidade através dos números, um resultado financeiro igual ou melhor do que o empregador está tendo com a atividade atual, mão-de-obra ou processo produtivo reduzido, possibilidade de expansão de mercado e um bom homem de negócios para ser o gestor da idéia (neste último caso, você!).

Nota-se que não é prioridade ser um produto ou serviço inovador, pois enquanto muitos ainda acreditam que é preciso promover algo único, outros tantos promovem de melhor forma o que está sendo produzido por terceiros ou por ele mesmo. Assim surgem os oportunistas que melhoram o atendimento, a logística, o design do produto, a promoção, etc., criando valor agregado para a empresa ou produto, se diferenciando dos concorrentes e aumentando a lucratividade da empresa – por conseqüência.

Duas das várias coisas que impedem a criatividade e a percepção humana são o comodismo e o medo. Enquanto o primeiro clama por segurança empregatícia (não correr o risco de ser mandado embora e ter sempre o salário garantido todos os meses), o último promove a desconfiança da sua capacidade profissional. Ora, se você não acreditar em si, quem o fará?

Entendemos que não precisa ser um gênio para apresentar um bom projeto para alguma empresa, mas na maioria das vezes falta-nos a vontade de fazer e a crença em nossa capacidade profissional.

Um bom profissional não é quem preenche com facilidade a vaga que a empresa precisa, mas é aquele que se torna essencial para ela devido aos seus bons resultados profissionais. Logo, faça com que a empresa lhe deseje através do seu projeto, pois muitas são as vezes que a vaga nem existe, mas você a promove devido à idéia que apresentou. Em resumo: não fique somente procurando por uma vaga existente. Promova uma nova.

Por fim, é errado acreditar que os grandes projetos nasceram nas mãos dos homens que sempre foram bons nos estudos e assim aparentavam ser acima da média. E ainda há muitos que acreditam que quanto maior for o título universitário, melhor será o resultado que o profissional trará para a empresa. Digo isso porque muitos dos melhores empreendedores eram medianos nos colégios, como também há milhares de professores que não conseguem obter resultados no meio profissional aplicando as ferramentas que ensinam em sala, lembrando-nos do ditado: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Lembre-se: “A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração” - Thomas Edison (1847 – 1931).

 

JR MIQUELIN Graduado em Gestão Estratégica de Vendas pela UNOPAR, Gestão de Comércio Exterior pela FACNOPAR, MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro do Grupo Costa Miquelin, Professor Universitário e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 22, pág. 08. DEZ 09, 2009.

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