/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER PROMOVIDO: DÉCIMA AÇÃO: Construa, desde já, o relacionamento com a sua futura equipe.

Caro leitor. Nesta última etapa, é retomada a idéia de construção do relacionamento. Entretanto, diferentemente da oitava ação que visa construir novos meios de comunicação e acessos aos ambientes dos líderes que precisarão notá-lo, mas que ainda estão distantes de conhecê-lo, esta ação foca a construção do relacionamento com a futura equipe.

Mas qual é a importância desta ação? Simples: as empresas estão carentes de um ambiente harmonioso de trabalho diante do estresse corporativo e das inúmeras ações diárias que promovem o afastamento social dos funcionários, tais como: comunicação via e-mail ou intranet mesmo trabalhando ao lado de quem está a enviando, diminuição do happy hour e ação social conjunta, e comunicação restrita aos assuntos profissionais – para citar apenas alguns.

Por outro lado, o Q.E. - Quociente Emocional que se traduz no equilíbrio em sentir as emoções e reagir a elas, mas mantendo um grau de controle sobre a resposta, há tempos tem a sua importância tão elevada quando ao Q.I. – Quociente Intelectual por ajudar a compor a base do relacionamento humano entre os stakeholders. Ora, de nada valeria ser capacitado, mas nervoso ou um assediador sexual.

Neste sentido, visando promover um futuro ambiente receptivo, é preciso construí-lo desde já para que a recepção seja apropriada aos futuros trabalhos, pois uma equipe que discorda de uma contratação não trabalhará em favor do novo plano de trabalho.

Seria difícil trabalhar durante meses ou anos em favor de uma promoção e, quando consegui-la, ser hostilizado pela equipe de trabalho a ponto de não ser possível implantar seu estilo de trabalho ou até mesmo o planejamento que lhe rendeu a promoção.

Baseado nisso, busque uma forma de trabalhar o network e construa o relacionamento com toda a equipe da empresa ou departamento que o seu plano de promoção está focando. Assim, a aceitação da equipe será decisiva na decisão de promovê-lo quando solicitada pelo seu futuro líder. E com certeza o plano de trabalho será mais bem aplicado.

Segundo Antonio Gramsci (1891 – 1937), cientista político, comunista e antifacista italiano, “todos os homens do mundo, na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos.”

 

JR MIQUELIN MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro de um grupo empresarial e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 33, pág. 07. ABR 07, 2010.

Voltar