/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER PROMOVIDO: NONA AÇÃO: Vincule seus trabalhos acadêmicos em favor da empresa.

Caro leitor. Vincular trabalhos acadêmicos em favor da empresa é uma ação simples e extremamente valiosa, pois alguns dos principais focos empresariais são: ter volume de produção ou de venda, com qualidade nos produtos ou serviços, sob o menor custo e despesas possíveis, superando as expectativas do cliente e sendo administrado por pessoas qualificadas. Entretanto, são raras as empresas que conseguem atender esses focos.

Sabendo disso, é notório que ao se deparar com um trabalho acadêmico que seja orientado por um professor qualificado, a atenção do empregador é atraída, pois tais trabalhos podem se enquadrar como: baixo custo de implantação e execução por não ser um profissional que está aplicando-o; possibilidade de qualidade por estar sendo orientado por um professor qualificado e não remunerado pela empresa; ser uma idéia nova para a empresa já que o conteúdo acadêmico deve ou deveria estar atualizado; e mostrar que o colaborador está se dedicando aos estudos e tem amplo interesse e comprometimento com a empresa, uma vez que não cobra para fazê-lo ao mesmo tempo em que se mostra capaz de assumir novos desafios.

Ora, se o resultado do trabalho acadêmico for substancial, a promoção será uma conseqüência irrefutável; ou se aparecer alguma oportunidade na área atendida pelo trabalho, mesmo que ele não tenha sido implantado, um dos nomes a serem cogitados para a função será de quem o apresentou.

Igualmente, outras oportunidades poderão ser apresentadas ao colaborador que é bom aluno e direciona suas habilidades em favor da empresa, tais como uma bolsa de estudos para pós-graduação.

Na verdade, além de ter a oportunidade de promover a própria promoção e a possibilidade de estudos pagos, o trabalho acadêmico direcionado à empresa atual provoca o desenvolvimento do colaborador que aplica o conteúdo cognitivo, melhorando sua qualificação profissional.

Por fim, o melhor resultado desta ação é o saber, pois “é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.” Aristóteles (384 – 322 a.C).

 

JR MIQUELIN MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro de um grupo empresarial e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 32, pág. 07. MAR 31, 2010.

Voltar