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10 AÇÕES PARA SER PROMOVIDO: PRIMEIRA AÇÃO: Conheça o plano de carreira da sua empresa

Caro leitor. Há muitos trabalhadores que desejam a promoção, mas não buscam as informações necessárias para direcioná-los nesta conquista. Ficam imersos em uma utopia. Assim, é o mesmo que desejar encontrar uma cadeira numerada no Maracanã sem ter o mapa de localização mostrando qual setor encontrará esta cadeira. Levar-se-ão horas e esforços para encontrá-la sendo que há maneiras mais simples e menos custosas.

Uma das informações pertinentes para que o trabalhador possa visualizar as suas chances de promoção é o plano de carreira que a empresa onde atua tem disponível para todos os cargos. Ora, se a empresa não possui um plano de carreira pré-definido, falta-lhe política para determinar a evolução do seu quadro produtivo. E isso não é algo incomum já que na maioria das vezes são os resultados que promovem a alocação do colaborador, mesmo sem serem estabelecidos previamente. E também nem todos os departamentos de Recursos Humanos de empresas de pequeno porte têm este material elaborado. É mais comum encontrar em empresas acima ou igual ao médio porte.

Entretanto, uma empresa que tem de maneira clara o seu plano de carreira para todas as funções está antecipando as oportunidades para todo o seu quadro funcional e literalmente dizendo-lhes: “só não será promovido quem não quiser ou fizer por merecer, pois este é o caminho a ser seguido.” Logo, ela está dando a receita a ser seguida por cada colaborador e só nos falta colher tais informações, verificar qual é o nosso enquadramento atual e o que fazer para alcançar a posição hierárquica que tanto desejamos. Simples assim.

Por outro lado, quando a empresa não tem definido o plano de carreira, exigir-se-ão mais esforços do trabalhador que precisará identificar tal plano de carreira através de uma pesquisa exploratória com seus superiores ou até mesmo patrões. E de que forma podemos fazê-la? Compartilhando o nosso interesse e pedindo um feedback ou direcionamento.

Vejamos: qual é o empregador que não gostaria de ter um colaborador comprometido com a empresa a ponto de desejar evoluir-se dentro desta? Desta forma, penso que já seria possível conseguir “novos olhares” dos empregadores aos profissionais que assim se comportarem. Neste sentido, com as “dicas” que os empregadores ou supervisores lhe darão haverá um esboço informal sobre o plano de carreira que o colaborador poderá seguir.

Por fim, a direção inicial nos é apresentada desta forma: ou está pré-estabelecida ou teremos que identificá-la. Mas é preciso obtê-la antes de iniciar a nossa busca pela promoção. Caso contrário, será o mesmo citado no primeiro parágrafo deste artigo: faltaria foco.

 

JR MIQUELIN Gestão Estratégica de Vendas pela UNOPAR, Gestão de Comércio Exterior pela FACNOPAR, MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro de um grupo empresarial, Professor Universitário e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 24, pág. 07. JAN 27, 2010.

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