/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER PROMOVIDO: QUARTA AÇÃO: Coloque-se a disposição da empresa.

Caro leitor. Este título pode soar estranho e até mesmo óbvio quando deparado pela primeira vez, mas muitos profissionais não o executam como deveriam.

Usando de analogia, seria o mesmo que atender o cliente, mas nunca parar para ouvi-lo. Às vezes este gesto simples pode abrir inúmeras portas de oportunidades. Falta saber o que ele realmente gostaria de obter e como ele gostaria de ser atendido.

Isso também acontece com quem deseja uma oportunidade, mas nunca a solicita à empresa. Ora, qual supervisor que esteja sob a pressão diária do trabalho terá tanta percepção para imaginar que aquele determinado colaborador gostaria de uma oportunidade naquele outro departamento ou empresa do grupo empresarial se ele não disser?

Geralmente, os líderes buscam atender as necessidades da empresa através da alocação dos colaboradores que eles consideram mais qualificados. Entretanto, muitos outros que estão longe dos seus olhos continuarão nesta distância se não se mostrarem interessados e aptos para realizar alguma outra função de maior responsabilidade. Neste sentido, é necessário apresentar o seu desejo e pedido de oportunidade para que tal líder comece a notá-lo dentre tantos outros profissionais.

Pois bem. Pode acontecer de você pensar que o seu líder sabe que você tem uma boa habilidade com números, mas talvez ele não saiba disso, pois você sempre esteve atrelado aos atendimentos dos clientes no setor comercial. Pior seria se no setor de custos precisasse de uma pessoa como você e por não saberem que gostaria de uma oportunidade naquele setor, contrataram um terceiro e ainda estão insatisfeitos com o trabalho dele. Eis a grande oportunidade.

Apresenta-se como uma opção aos setores que acredita ter habilidade para serem aproveitadas. Em muitos casos, o seu futuro contratante pode estar liderando outra equipe, mas dentro da mesma empresa. Porém, ele ainda não sabe que você existe porque ainda não se apresentou a ele.

Segundo Earl Nightingale (1921 – 1989), "uma grande atitude faz muito mais que acender as luzes no nosso mundo. Parece que ela magicamente nos conecta a todos os tipos de oportunidades casuais que estavam de alguma forma, ausentes antes da mudança."

 

 

JR MIQUELIN MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro de um grupo empresarial e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 27, pág. 07. FEV 24, 2010.

Voltar