/ Artigos

CONCENTRACAO

  

            A concentração aplicada no ambiente profissional está muito além de algo momentâneo ou ponderado. Ela está mais voltada ao centro da atenção e reflexão, mas tudo isso sob o constante exercício do fazer.

            Ter um objetivo e se concentrar para conquistá-lo são coisas comuns. O que realmente difere na maioria dos casos é o tempo em que a pessoa permanece concentrada na busca do seu objetivo.

            É o ato de não se dispersar do propósito, indiferentemente de quanto tempo levará para cumpri-lo. Quanto mais tempo for necessário para o cumprimento, mais propícia será a dispersão.

            Dificuldades deparadas também minam a certeza do profissional. A mente humana provoca incerteza ao longo do tempo sobre o que antes era tido como improvável de acontecer. Isso se dá ao desgaste que a ação provoca na pessoa.

            Confundir-se ao longo do projeto pode deturpar o planejamento mesmo que este esteja sendo feito de maneira correta. O medo de não conseguir corrói o trabalhador que pode acabar deixando as vitórias escaparem por ter se tornado seu maior concorrente quando imputa dúvidas sobre si mesmo.

            Se a repetição propicia a habilidade ou excelência no que se faz através da memória muscular, a concentração em longo prazo mantém a alta qualidade na execução das tarefas. É a constância que falta ao perdedor antes mesmo do término da batalha.

            O foco não pode ser perdido pela distração de outros acontecimentos. É o permanecer acreditando em suas próprias forças quando os braços começarem a doer por terem trabalhado durante tanto tempo. É o não olhar para baixo ou dar ouvidos aos barulhentos que assim o são por ciúmes ou inveja.

            Os que não promovem algo para si também não desejam que outros o consigam. Esses sempre estarão presentes no decorrer do projeto a fim de não apenas serem expectadores, mas também fazerem votos de derrotas, pois se ninguém ganhar todos estarão no mesmo nível que o sedentarismo os escravizar.

            Contratempos, dificuldades, falhas ou problemas precisam ser vistos como derrotas temporárias. A concentração não pode ser afetada com a diminuição do ritmo se assim for necessário para corrigir algum acontecimento desagradável.

            Uma vez escolhido, decidido e planejado como obter o que se quer, a execução precisa ser blindada aos empecilhos que poderão surgir. Disciplinar a concentração no que se deseja e mantê-la ao longo do tempo produzirá vitórias sobre os descrentes e volúveis.

            Estabelecer-se em uma constante execução do planejado com olhares fixos na obtenção do resultado são as exigências mínima do vencedor e é por isso que há um só lugar no pódio para ele. E mesmo que a vida não seja regulada por uma competição, não obter nada em vida seria o mesmo que não tê-la vivido em sua plenitude.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos. Ano XXII, nº 6.794, pág. B4. SET 25, 2013.

Voltar