/ Artigos

CULTURA 2.0

  

A cultura 2.0 no ambiente profissional é baseada na conectividade entre as pessoas físicas e jurídicas. [Suas conexões são as mais variadas e altamente mutáveis por seguirem a evolução tecnológica].

Redes sociais, trabalhos em equipe ou estudos online, softwares de comunicação, informação, pesquisas ou de desenvolvimento são apenas alguns dos mais variados meios de conexões explorados pelos profissionais. Em todo lugar e de alguma forma eles estão conectados em suas redes de comunicação profissional ou pessoal, formando a second life [termo indicativo de vida online que pode ou não ser distinta da física].

            É o acesso, trocas ou partilhas de informações que tornam este ambiente veloz e dinâmico. Se ganha em produtividade, comunicação, agilidade, amplitude e objetividade.

            Os ambientes são literalmente múltiplos: a pessoa pode estar em uma mesa de bar, conversando com os amigos, ouvindo música, olhando sua página pessoal, sua rede social e conversando com outros amigos via chat que estão em outro lugar do planeta tudo ao mesmo tempo em que o celular toca com uma nova ligação.

Os jovens são ávidos por essa cultura dinâmica. São estimulados, em todo momento, a se tornarem multiprofissionais e a tecnologia é sua principal aliada nessa busca contínua.

Esses usuários compreendem e vivem no ritmo do aperfeiçoamento de produtos e serviços. Para eles nada está pronto e em todo momento precisam estar atualizados [por saberem que se usarem apenas seus conhecimentos adquiridos a tecnologia poderá substituir seus trabalhos].

A versão autodidata nunca esteve tão em evidência quanto nos últimos tempos. Os novos profissionais estão sendo arrebatados com a demanda que exige mais do que eles conhecem ao mesmo tempo em que está conectada com tudo ao seu redor.

Não é atoa que a maioria dos estabelecimentos comerciais, e muitos residenciais, já adotam a comunicação wireless aos seus usuários. Não basta apenas conseguir conectar, é preciso estar em dia com as informações e disponível aos contatos onde quer que esteja, pois oportunidades são perdidas por frações de minutos devido à falta de conexão.

A internet é algo que jamais será desligado por já ter causado dependência das pessoas físicas e jurídicas uma vez que quase tudo o que é desenvolvido, direta ou indiretamente, precisa fazer parte da vida online. E, até o momento, é uma das vias mais barata e eficaz de comunicação.

Ao escutar que o sistema parou, soa como se fosse a parada do próprio coração ao usuário. E quem sabe algum dia alguém ainda acabe por literalmente viver tal situação.

Atualmente, o tédio de muitos jovens é inversamente proporcional a falta de acesso às suas conexões. Quanto menor for o acesso maior será o desespero. [Talvez, escolhessem levar as chineladas de antigamente ao invés de ter que ficar sem o celular ou computador como punição por algo errado que fizeram].

E quando essa cultura faz parte da base da empresa, os mais atualizados sempre levarão vantagens sobre os mais experientes.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Geral. Ano XXIII, nº 6.887, pág. A10. JAN 19, 2014.

Voltar