/ Artigos

ORGANIZACAO

  

            A organização é um dos princípios para qualquer bom convívio. Indiferente da quantidade de pessoas envolvidas e seu fim, tudo precisa estar disponível às partes interessadas.

            É o fácil e rápido acesso, em qualquer momento, que estabelece a organização das coisas, processos ou até mesmo pessoas. Mas isso pode ser confuso tanto quanto é difícil de ser aplicado por todos.

            No meio profissional, o ambiente de trabalho pode ser visto como extensão das casas. Isto é: deduz-se que aquele que mantém seu ambiente limpo e arrumado o faz por já ter essa preocupação ou disposição em sua rotina de vida.

            Negligenciar a organização também pode ser visto como a assunção da incapacidade de assumir maiores responsabilidades. E a ordem das responsabilidades é necessária não só para evitar seus esquecimentos, mas também para que o gerenciamento de tudo seja feito da maneira correta.

            Muito mais do que manter cada coisa em seu devido lugar, é preciso que tudo seja entendível e encontrável por qualquer um que venha a precisar fazer seu uso. Nem sempre o que é organizado para um será para outro, mas o mínimo de identificação promove a autonomia para as pessoas e processos.

            Em alguns casos, a desorganização ou a organização restrita a uma só pessoa é notada somente com sua ausência. O profissional sai de férias e deixa sua rotina sob a responsabilidade de outro que, por sua vez, sente enormes dificuldades de continuar os afazeres do ausente por não conseguir identificar a disposição de documentos, processos ou contatos.

            A vida útil de bens móveis ou imóveis também pode ser reduzida devido ao desleixo do responsável. A falta de manutenções periódicas ou ações preventivas ou corretivas podem ter suas origens na falta de controles.

            Qualidade e entrega de produtos e serviços estão diretamente ligados à organização de sua produção iniciada no contato do vendedor ou representante e concluída com seu pós-venda. E todas as partes envolvidas precisam estar em sincronia para que tudo seja feito conforme planejado.

            Os custos e despesas operacionais ou não operacionais também podem sofrer alterações devidas à falta de organização por parte dos responsáveis. Assim prejuízos podem estar sendo absorvidos sem conhecimento, levando a empresa à insolvência futura.

            Um líder desorganizado não consegue conduzir sua equipe de maneira correta. Até mesmo cônjuges podem ver a desorganização como impeditivo ao relacionamento. E uma empresa não pode se dar o luxo de correr riscos por causa da falta de controle de algum colaborador. Ora, até o crime é chamado de organizado por assim o ser e se não o fosse já teria acabado.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos. Ano XXII, nº 6.817, pág. B4. OUT 23, 2013.

Voltar