/ Artigos

PRESIDENTE AOS 40

  

Larry Page (38), Google, formado em engenharia pela Universidade de Michigan com Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de Stanford; Andrew Mason (31), Groupon, formado em música pela Northwestern University; Kevin Plank (40), Under Armour, formado em artes e ciências com MBA pela Universidade de Maryland; Andrew Silvernail (40), IDEX Corporation, formado em administração pela Dartmouth College com MBA pela Harvard Bussines School; e Elon Musk, (40), Space X, formado em artes e ciências pela Universidade da Pensilvânia.

Esses são considerados os [atuais] executivos de empresas mais poderosos dos Estados Unidos da América com até 40 anos de idade, mas na lista não se encontra Mark Zuckerberg (28), Facebook, sem formação acadêmica, porque a empresa não comercializa ações na bolsa, segundo a Forbes [revista de negócios e economia estadunidense].

Os perfis citados variam entre: apenas o segundo grau completo; formação acadêmica distinta da atual profissão; apenas uma graduação; mestrado na mesma área de atuação; e todos em universidades com qualidades de ensinos diferentes. Diante disso, muitos podem se perguntar: mas como eles conseguiram se tornar presidentes dessas companhias bilionárias com tão pouca idade?

O Google, serviços online e softwares, nasceu de uma ideia entre dois estudantes de doutoramento a fim de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.

O Groupon, site de compra coletiva, fez em sua primeira oferta uma pizza pela metade do preço em um restaurante situado no primeiro andar do edifício que a jovem empresa alugou e isso chamou a atenção de um antigo empregador de Andrew que investiu um milhão de dólares [como capital inicial].

[A Under Armour, roupas e acessórios esportivos, nasceu de uma necessidade de se ter uma camiseta que deixaria o atleta sempre seco e que proporcionaria uma condição confortável durante os treinos e jogos. Seu primeiro modelo foi fabricado no porão da casa da avó do seu atual presidente.

            A IDEX Corporation, produtos fluídicos especializados em engenharia, nasceu de uma ideia para controlar líquidos que não foi acreditada inicialmente pela empresa Brodie Meter Company, mas seu inventor a registrou. Depois de dois anos de pesquisa, desenvolvimento e testes nasceu o medidor LC para aeronaves de reabastecimento da Força Aérea dos Estados Unidos.

            A Space X, transporte espacial, nasceu do desenvolvimento de dois veículos de lançamentos chamados Falcon 1 e Falcon 9. Depois produziram a sonda dragão para voar em órbita pelo veículo de lançamento Falcon 9, sendo inicialmente um transporte de carga mas, depois, prevista para humanos.]

            Baseado nesta amostragem, percebe-se que uma boa ideia depende mais da percepção, observação, aprendizagem, leitura, aumento da atenção, crença, dedicação, silêncio e prazo ao invés da formação acadêmica. Entretanto, o mais interessante de tudo é que o difícil não é chegar ao topo, mas se manter lá. E, para isso, é rigorosamente necessário ter habilidades administrativas e comerciais adquiridas em universidades.

Historicamente, as ideias consideradas grandiosas foram produzidas de maneira natural, ao contrário do que muitos fazem com a máxima de “tenho que ter uma boa ideia agora”. Isto é baseado em lógica: seria mais fácil aprender algo por um método prazeroso ou forçado? Natural ou exigido? O moral de alguma história ou uma equação de matemática?

Homens de negócios são sensíveis as oportunidades na maior parte dos seus tempos, indiferente de lugar, hora, situação ou companhia. E as dificuldades não são discutidas, mas somente as soluções ou possibilidades.

[“Vede, pois, com é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.” (Lucas CAP 08:18)]

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos. Ano XXII, nº 6.617, pág. B4. FEV 27, 2013.

Voltar