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SER APRESENTAVEL

 

Um erro comum é a falta de congruência entre o profissional e o que ele representa. Seu cartão de visita, além do impresso, é composto pela sua própria aparência, domínio do assunto, conhecimento sobre a outra parte e dicção. E esses cinco elementos precisam estar equilibrados para evitar um preconceito durante a apresentação e a repulsa do negócio feita de maneira equivocada.

O impresso precisa ser atrativo e não mais tradicional. Os possíveis clientes guardam inúmeros cartões e esse precisa ser reconhecido pela originalidade e se destacar dos demais. Parece ser irrelevante, mas a qualidade do seu produto e serviço começa por esse simples impresso – ainda mais se o seu negócio envolver criatividade.

A aparência da pessoa é fundamental para qualquer função, porque o ser humano dá preferência àqueles que transmitem cuidados com a higiene, vestimenta, calçados, odores e saúde em geral. Antecipadamente, promove ou não a confiança da outra parte, porque se o anunciante não cuida de si mesmo poderá fazer o mesmo com o produto ou serviço que ele quer vender. E qualquer acessório de vestuário é prudentemente dispensável.

É preciso qualificar-se para oferecer produtos ou serviços aos clientes, investidores, empregadores, parceiros, etc. Uma pessoa que apresenta seu produto/serviço depois de decorar as funções básicas não merece atenção porque realmente não se importa em atender as necessidades dos interessados. Quem assim o faz pode ser visto como analfabeto funcional.

É essencial conhecer, de maneira antecipada, o contratante/comprador para evitar perda de tempo de ambos os lados, como também evitar uma impressão de despreparo. Esse conhecimento prévio, às vezes, é esquecido quando está preocupado em conseguir um emprego ou vender um produto/serviço. E a impressão positiva ou negativa que deixar será sempre lembrada por aquele que lhe atendeu, indiferente do tempo, empresa ou o que oferecer no futuro.

O que se oferece precisa ser apresentado de forma clara, sucinta e com o uso de linguagem simples, porém correta. Muitos confundem humildade com ignorância e em pleno século XXI, onde as informações emanam de todos os lados e o analfabetismo está em iminente extinção, não é bem aceita qualquer pronuncia errada no idioma nativo ou estrangeiro.

Outro erro cometido é de estar, mas não ser apresentável, pois o primeiro é momentâneo e o segundo é permanente e faz parte do profissional. Em outras palavras, merece o reconhecimento de profissional aquele que realmente o é e não quem vive a margem do profissionalismo desde sua apresentação até o atendimento através dos seus produtos ou serviços. Contudo, o mercado de trabalho está sobre a base capitalista formada por empresas que possuem CNPJs para exigir e não corações para acolher.

  

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos. Ano XXII, nº 6.670, pág. B4. MAI 01, 2013.

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