/ Artigos

10 AÇÕES PARA SER PROMOVIDO: SETIMA AÇÃO: Elabore o seu plano de promoção.

Caro leitor. Após conhecer o plano de carreira da empresa, pesquisar sobre as necessidades dela, se informar sobre os novos projetos, colocar-se à disposição, conhecer as carreiras dos atuais diretores e pesquisar sobre as oportunidades de mercado, constrói-se o embasamento para elaborar o plano de promoção.

Os seis passos anteriores norteiam as possíveis ações que poderão promover a promoção desde que sejam orientadas de maneira consciente e progressiva. É colocado desta forma, porque na maioria das vezes o sucesso sobrepõe o fracasso devido à boa estratégica e execução.

Então, como fazê-lo? Encarando-o como um projeto a ser realizado e seguindo as melhores práticas de uma execução, atendendo os passos básicos de:

  • Declaração de escopo: determinar o objetivo de maneira clara.
  • Gerenciamento de tempo: determinar o prazo de cada etapa necessário para atingir o objetivo.
  • Gerenciamento de custos: mensurar os investimentos que precisarão ser feitos para se capacitar.
  • Gerenciamento de qualidade: identificar os resultados necessários para atingir o objetivo.
  • Gerenciamento de RH: análise sobre a capacidade atual. Será preciso melhorá-la?
  • Gerenciamento de comunicação: planejar o network e a apresentação dos resultados.
  • Gerenciamento de riscos: estimar os positivos (ex: obter a promoção) e negativos (ex: perder a segurança do cargo atual).
  • Gerenciamento de aquisições: se planejar financeiramente para os investimentos mensurados no gerenciamento de custos.

 

Assim, é notório que uma boa promoção, a qual renderá um bom ou ótimo rendimento, não é obtida com uma simples ação, mas com um planejamento sério sob uma dedicação exclusiva. Pois, como foi dito por Confúcio (551 – 479 a.C), filósofo e teórico político chinês, “em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia”.

 

JR MIQUELIN MBA Administração, Finanças e Negócios pela ESAB e MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – SP e University of California, Irvine – USA. Atua como Diretor Financeiro de um grupo empresarial e Escritor.

 

Para maiores informações e consultas dos livros acesse o site www.jrmiquelin.com.br

 

JORNAL TRIBUNA DO NORTE. Caderno Empregos & Cia. Ano I, n 30, pág. 07. MAR 17, 2010.

Voltar